Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo - A inovação na gestão pública pode ser observada por meio de ações de modernização dos setores, a qual está relacionada a métodos, processos, produtos novos ou modificados. Nesse sentido, observa-se a importância das TIC- Tecnologias de Informação e Comunicação cujo uso tem sido amplamente estimulado por meio de editais de pesquisa, transferência de tecnologias e inovação tecnológica. Entretanto, no que diz respeito a soluções que automatizem a submissão e o pedido de patentes aos Núcleos de Inovação Tecnológica, bem como a submissão de tais pedidos pelos NITs- Núcleos de Inovação Tecnológicas ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, ainda existem muitas atividades desses setores e, neste caso, das universidades, que poderiam ser beneficiados com tais serviços. Por esse motivo, foi desenvolvido um sistema cujo objetivo é automatizar mecanismos de interação (processos), novos ou já existentes, adotando soluções que agreguem orientações formais e menor demanda por encontros presenciais, reduzindo o número de notificações por necessidade de correções formais. Para tanto, foi utilizada uma metodologia que envolve três passos: análise detalhada das interações já existentes quer sejam presencial ou por meio do preenchimento de formulários; escrita de cenários de uso e teste desses cenários com usuários. O software foi então denominado Sistema de Gerenciamento de Elaboração de Patentes (SGEP), permitindo além dos ganhos já mencionados, a redução do uso de papel e geração de relatórios detalhados de todo o processo de elaboração de cada patente, bem como resultados globais institucionais.