SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 9th International Symposium on Technological Innovation

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A (IM) POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
Celina Maria de Souza Olivindo, Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, cellyndeude de souza fernandes, Francisco Eden Paiva Fernandes, AURISTELA DO NASCIMENTO MELO

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Resumo - Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional.


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