SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 11th International Symposium on Technological Innovation

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Perfis de Personalidade e Autorrelato de Estados Afetivos de Estudantes com Necessidades Especiais Inscritos de um MOOC: um olhar para aspectos humanos e de acessibilidade como fatores de inovação em tecnologia educacional
Napoliana Silva de Souza, Gabriela Trindade Perry

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


Os Cursos Online Massivos e Abertos (MOOCs) estão em alta no âmbito de ensino e aprendizagem a distância, e os recursos computacionais, os fatores humanos e os dados dos estudantes são os três principais pilares de inovação que integram esses cursos. O surgimento de plataformas de MOOCs introduziram novidades não somente no aspecto tecnológico, mas também em referência ao uso de dados educacionais, possibilitando empregar mineração de dados para providenciar avanços na educação. Diante disso, dados de um MOOC foram usados para identificar os perfis de personalidade de estudantes com necessidades especiais, e os estados afetivos autorrelatados durante a aprendizagem, e apontar como os resultados das análises fornecem direcionamentos para promover inovações. Técnicas de agrupamento/clustering e análise descritiva foram os métodos utilizados. Os resultados permitiram capturar quatro perfis de personalidade dos estudantes. Os perfis que apresentaram taxas mais altas de conclusão do curso exibiram os traços mais acentuados de consciensiosidade e agradabilidade, e os estados afetivos positivos foram prevalentes em comparação aos negativos. Esses achados registram relevância para conceber inovação em tecnologias educacionais por meio de métodos de mineração de dados educacionais que permitam automatizar ajustes na plataforma, promovendo adaptações e melhorias dos cursos conforme os perfis dos estudantes.

Palavras-chave


Fatores humanos; Inovação; Mineração de dados

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