SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 10th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ARTIGOS SOBRE INOVAÇÃO NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Rudiclér Silveira Belem, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Emília Camargo, Luiz Felipe Dias Lopes, Beatriz Lucia Salvador Bizotto

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O objetivo do presente artigo é verificar como estão se desenvolvendo os estudos científicos na área de gestão da inovação, mais precisamente relacionados as inovações nas formas de ensino. Na realização deste estudo, inicialmente realizou-se a coleta de dados de produção científica no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Esta base de dados foi selecionada para esta pesquisa por indexar todos os periódicos científicos nacionais, de modo a trazer uma ampla leitura sobre a produção intelectual nacional. Dentre os termos de busca, definiram-se as expressões: “ensino” AND “inovação”, por serem estes itens representativos para o tema pesquisado. Os artigos evidenciam em sua maioria a utilização de ferramentas para análise das inovações ocorridas nas formas de ensino, como contribuição a aprendizagem e utilização de tecnologias. Conclui-se também que as predominâncias dos artigos nesse intervalo de tempo são de natureza exploratória e abordagem qualitativa.


Palavras-chave


inovação; ensino; educação; tecnologias

Texto completo: PDF