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INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E)
Daniela Martins Diniz, Fabrício Molica de Mendonça, Paulo Henrique de Lima Siqueira, Moema Guimarães Santos

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O objetivo da pesquisa foi o de analisar a influência das condições universitárias de uma universidade pública brasileira no processo de transferência de conhecimento (TC) entre a universidade e suas empresas parceiras. A revisão teórica do estudo contemplou discussão sobre os fatores de contexto universitário que, de acordo com a literatura na área, influenciam de forma decisiva na transferência de conhecimento entre U-E, especificamente: as políticas de incentivo à TC, a flexibilidade dos processos de TC e a existência de setores de apoio. Em termos metodológicos, foi desenvolvida pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental aplicado em uma das maiores e mais importantes universidades públicas do Brasil (localizada em Belo Horizonte, MG), a partir de 15 entrevistas com atores envolvidos diretamente no processo de transferência. Os resultados do estudo levam ao entendimento de que algumas condições organizacionais da Universidade investigada favoreceram a TC, enquanto outras representaram desafios no processo. Observou-se que a instituição está à frente de muitas universidades brasileiras quando o assunto é inovação e TC e que, atualmente, tem sido feito um esforço para melhorar a interação da universidade com o setor produtivo. Todavia, ainda existem desafios internos em relação à transferência de conhecimentos da Universidade para o setor produtivo, situação perceptível também em outras universidades brasileiras.


Palavras-chave


Contexto universitário; Interação universidade-empresa; Transferência de conhecimento

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