SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 10th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO POTENCIAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) PARA O CAFÉ DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA.
Antonio Carlos Barbosa Bacelar, Rosana Maria Scoppetta Sampaio, João Alexandre Brito de Jesus, Ângela Maria Ferreira Lima, Jerisnaldo Matos Lopes, Marcelo Santana Silva

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


Com base na perspectiva de aumento dos registros de Indicação Geográfica, o Brasil apresenta grande potencial. Algumas regiões do país possuem características edafoclimáticas favoráveis, além de métodos de produção e colheita que são inerentes a um determinado saber-fazer. Produtos cultivados em áreas delimitadas com estas especificidades têm maior valor agregado obtendo uma diferenciação no mercado, criando possibilidades de desenvolvimento socioeconômico ao território. Portanto, o presente artigo consiste na análise e verificação de Indicação Geográfica (IG) para o café de Vitória da Conquista no estado da Bahia. Neste sentido, o trabalho foi desenvolvido de acordo com três vertentes: levantamento histórico-cultural do produto, constatação de presença de Associação, Sindicato e Cooperativa de produtores da região e a caracterização do café. A metodologia utilizada baseou-se na revisão de literatura, documentos científicos e consulta a sites de Órgãos Públicos. Dessa forma, foi possível ratificar o potencial de Indicação Geográfica para o café de Vitória da Conquista como Indicação de Procedência e Denominação de Origem. Sendo assim, com os resultados obtidos através das pesquisas de fontes secundárias, é possível identificar a notoriedade do produto mencionado como vetor de crescimento substancial da região estudada. Para que ocorra o pleito do registro do café junto ao INPI é necessária a sinergia entre entidades representativas do setor produtivo, governamental e da comunidade. Além da mudança de cultura nas esferas dos produtores locais no que tange a este tipo de registro, é primordial esclarecer a visibilidade que o produto alcançará no mercado versus o crescimento escalonado da receita financeira.


Palavras-chave


Café; Denominação de origem; Indicação geográfica; Vitória da Conquista

Texto completo: PDF