SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 10th International Symposium on Technological Innovation

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PROPRIEDADE INDUSTRIAL E ATRIBUTOS DA MARCA DAS LOJAS RENNER
MONICA MARIA LIBERATO, Francisco Sandro Holanda, FLAVIO FERREIRA

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O valor da marca a partir de sua propriedade industrial é pouco explorada na literatura de marketing. Contudo, a exploração da marca, com garantia de uso, só é possível com o devido registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim, os atributos da marca captados pelo consumidor é um termômetro do valor da marca. O objetivo desse trabalho é identificar a propriedade industrial da titularidade das Lojas Renner S.A. e os atributos intangíveis e tangíveis da marca Renner na tomada de decisão de compra dos clientes. Foi realizada uma pesquisa com 241 consumidores em um shopping na cidade de Aracaju/SE, em maio de 2019, que levantou os atributos da marca das lojas Renner, assim como uma pesquisa na base de dados  do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - (INPI) para identificar as datas de depósitos e as marcas da titularidade das Lojas Renner S.A. Os principais resultados demonstram que as Lojas Renner S.A  possuem 209 registros vigentes, e que o primeiro depósito foi realizado em 1960 e o último em 2018. Em relação aos atributos, para os clientes os cinco que mais influenciam na tomada de decisão de compra são: Variedade (19,9%), qualidade (11,3%), conforto (9,6%), instalações (8%) e atendimento (7,7%).

Palavras-chave


Valor da marca; Decisão de compra; Marketing

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