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REGISTRO DE MARCAS: UM PANORAMA NAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS
Tiago Soares da Silva, Rafael Sales Almendra, Allan Kout Lima de França, Suzana Leitão Russo, Renata Silva Mann, Daniel Pereira Da Silva

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O estudo objetiva compreender o panorama dos pedidos de registro de marcas realizados pelas Universidades e Institutos Federais brasileiros. Para tanto realizou-se um levantamento das solicitações de registros de marcas pelas instituições no portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ao todo, houve a solicitação de 1.219 registros de marcas, sendo 88% dos pedidos realizados por Universidades Federais, enquanto os Institutos Federais ficaram responsáveis por 12% desses pedidos. Verificou-se que 54,96% dos pedidos de registro realizados pelas instituições analisadas foram aprovados e estão em vigor, porém 22,23% dos pedidos de registros foram arquivados. Assim, observou-se que os registros de marcas proporciona diferencial competitivo à essas Instituições, fato este que constitui-se no fator primordial para construção das percepções e imagens que Universidades e Institutos Federais conseguem desenvolver ao longo do tempo.


Palavras-chave


Marcas; Imagem; Competitividade

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