SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 10th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS APLICADAS A FONES DE OUVIDO
Antonio Henrique Polastri Rodrigues, Moema Guimarães Santos, Fabrício Molica de Mendonça, Daniela Diniz Martins

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O objetivo da pesquisa foi o de identificar as principais tecnologias relacionadas a fones de ouvido, objeto de patentes publicadas durante o período de 2004 a 2018. Também, buscou-se identificar a principal tendência de tecnologias aplicadas a esses aparelhos, a partir da análise das patentes publicadas e divulgações realizadas pelas empresas do setor. A revisão teórica do estudo contemplou o histórico da evolução tecnológica dos fones de ouvido, suas principais caracteristicas e funcionalidades.

Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, buscando explicar os fenômenos por meio de sistematizações. Os resultados levam ao entendimento de que a grande maioria das inovações aplicadas aos fones de ouvido no período de estudo referem-se a dispositivos e acessórios para a fixação do aparelho ao corpo do usuário. A partir de 2012, identifica-se um maior número de publicações de patentes relacionadas à tecnologia de condução óssea de som aplicada a fones de ouvido, revelando-se essa tecnologia como solução para os problemas causados pelo uso excessivo desses aparelhos.

A busca pela identificação da principal tendência de tecnologia aplicada a fones de ouvido revelou um nível tão alto de disruptividade, que apontou para extinção dos fones de ouvido na sua concepção atual, considerando a proximidade de lançamento no mercado de aparelhos que emitem som focalizado e direcionados por meio de rastreamento 3D. Contudo, não foi possível a identificação de publicação de patentes referentes a esse tipo de tecnologia aplicada a fones de ouvido, o que enseja novos estudos de monitoramento.


Palavras-chave


Fone de ouvido;Tecnologia; Patentes

Texto completo: PDF