Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo - No Brasil, o turismo é classificado como atividade econômica do setor terciário envolvendo uma complexa gama de serviços que vão desde a hospedagem, a alimentação, o deslocamento, o lazer. Dentre as atividades econômicas é uma das que mais cresce perdendo somente para a indústria armamentista. A aplicabilidade das políticas públicas voltadas ao turismo aliadas a práticas inovadoras aplicadas aos produtos, aos processos gerenciais e de gestão e às instituições poderá ser um fator da promoção do desenvolvimento local e regional. Neste contexto, o presente trabalho constitui-se no relato do projeto de pesquisa denominado “TURISMO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DESENVOLVER O TURISMO DO MUNICÍPIO HISTÓRICO DE SÃO BORJA, RS” a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa. O mesmo tem por objetivo analisar as políticas públicas do turismo implantadas em São Borja, RS, no período de 2003 até 2016, verificando se as mesmas tiveram ressonância no Plano Municipal de Turismo e se contribuíram para o desenvolvimento do turismo local. A pesquisa será realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como resultados preliminares constatou-se que São Borja é considerada uma cidade turística pela sua origem e evolução histórica, na qual destaca-se o cenário político e cultural com sua vertente histórico-cultural ligada à herança missioneira e à trajetória dos presidentes Getúlio Dornelles Vargas e João Vicente Goulart além de outros potenciais como a gastronomia local, o Festival da Barranca, o Carnaval e seus vários eventos, a Trilha da Lua Cheia, a Fenaoeste, as procissões e demais eventos religiosos e as comemorações e desfiles farroupilhas, tendo como referência emblemática e destaque nacional o status de Capital do Fandango.