Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo—A busca da inovação não é preocupação somente de empresas consolidadas, já que pequenos empreendimentos e empresas iniciantes dão atenção a tal abordagem. Produtos inovadores no mercado influenciam na dinâmica produtiva, tornando a satisfação do consumidor e a otimização de processos, fatores importantes para permanência de empresas no mercado cada vez mais competitivo. É dentro deste contexto que o presente artigo discute o papel da implantação da metodologia Seis Sigma nas empresas. Em específico, este estudo visa analisar a viabilidade da implantação do método nas pequenas empresas, que se bem implantado, poderá trazer avanços significativos. A aceitação do método vem aumentando devido à eficiência operacional que o recurso proporciona. A análise é relevante para propor inovação de produtos e processos produtivos para indústrias de micro e pequeno porte, baseada na metodologia Seis Sigma. A investigação é fundamentada na pesquisa documental descritiva, através da coleta de dados bibliográficos, assim como o estudo de caso de empresas que adotaram o método no Brasil e no mundo. A análise dos pontos abordados evidencia que o uso da metodologia Seis Sigma nas empresas de pequeno porte, aliado à busca incessante por inovação e necessidade do mercado por um produto de qualidade, pode gerar resultados positivos quando aplicada no marketing do produto por empresas iniciantes.