Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Em virtude da crescente competitividade entre as empresas no setor de serviços e as exigências dos clientes, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de uma mala de show room de sistema de CFTV (Circuito Fechado de Câmeras), apresentando um produto final e a implementação do mesmo em uma empresa prestadora de serviços, tornando sua apresentação inicial junto aos clientes mais impactante, pretendendo ter como fim a venda de projetos de vídeo monitoramento. Através da fundamentação teórica, o artigo apresenta conceitos do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) e as suas etapas com as definições de planejamento estratégico de desenvolvimento do produto, planejamento do projeto, do projeto informacional e do projeto conceitual. A metodologia utiliza o Modelo Unificado de Referência (MUR), proposto por Rozenfeld et. al. (2006), através das macrofases. Os resultados apresentam o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) com análise SWOT, escopo do projeto, apresentação do protótipo virtual e final, além do mapa conceitual e a estrutura funcional da mala. Assim, com um Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) eficiente, as empresas obtem maior vantagem competitiva frente a concorrência com o desevolvimento de produtos inovadores.
Palavras chave – Inovação; Produto; Protótipo; Tecnologia.