SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 9th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (PDP) APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA MALA SHOW ROOM DE CFTV
Rodrigo Mendes Carvalho, Vivianni Marques Leite Santos, Carlos Ramon Nunes Silva, Shauane Santos Silva

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Em virtude da crescente competitividade entre as empresas no setor de serviços e as exigências dos clientes, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de uma mala de show room de sistema de CFTV (Circuito Fechado de Câmeras), apresentando um produto final e a implementação do mesmo em uma empresa prestadora de serviços, tornando sua apresentação inicial junto aos clientes mais impactante, pretendendo ter como fim a venda de projetos de vídeo monitoramento. Através da fundamentação teórica, o artigo apresenta conceitos do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) e as suas etapas com as definições de planejamento estratégico de desenvolvimento do produto, planejamento do projeto, do projeto informacional e do projeto conceitual. A metodologia utiliza o Modelo Unificado de Referência (MUR), proposto por Rozenfeld et. al. (2006), através das macrofases. Os resultados apresentam o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) com análise SWOT, escopo do projeto, apresentação do protótipo virtual e final, além do mapa conceitual e a estrutura funcional da mala. Assim, com um Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) eficiente, as empresas obtem maior vantagem competitiva frente a concorrência com o desevolvimento de produtos inovadores.

Palavras chave – Inovação; Produto; Protótipo; Tecnologia.

 


Texto completo: PDF