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ANÁLISE DE MARCAS SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL NO CONTEXTO MUNDIAL: A POSIÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS E DO NIT DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Luiz Alberto Cardoso dos Santos, Marco Antonio Domingues, Maria Geovânia Dantas Silva, Robélius De Bortoli, Daniel Pereira Silva, Ana Karla de Souza Abud

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Resumo A gestão da marca contribui para a realização da missão de uma instituição através da valorização de seus serviços. No caso dos Institutos Federais (IFs) este instrumento tem um papel importante, fornecendo visibilidade e contribuindo para concretização do seu papel na sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise das marcas segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no contexto mundial e a posição dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos IFs e do NIT do IF de Sergipe (NIT-IFS). A metodologia aplicada foi descritiva com lógica da pesquisa indutiva, o processo da pesquisa foi por intermédio da coleta de dados secundários, a abordagem do problema de forma qualitativa e quantitativa, tendo como resultado a pesquisa aplicada, o procedimento técnico é de pesquisa documental, sendo utilizado como instrumento a planilha eletrônica de dados. O registro de marcas pelo INPI teve um crescimento significativo a partir de 2008, sendo que 83% destes foram de residentes no Brasil. Dos 39 Institutos Federais, apenas 8 dos NITs possuem a sua marca registrada, e entre estes encontramos o NIT-IFS.


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