Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo – A gestão da marca contribui para a realização da missão de uma instituição através da valorização de seus serviços. No caso dos Institutos Federais (IFs) este instrumento tem um papel importante, fornecendo visibilidade e contribuindo para concretização do seu papel na sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise das marcas segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no contexto mundial e a posição dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos IFs e do NIT do IF de Sergipe (NIT-IFS). A metodologia aplicada foi descritiva com lógica da pesquisa indutiva, o processo da pesquisa foi por intermédio da coleta de dados secundários, a abordagem do problema de forma qualitativa e quantitativa, tendo como resultado a pesquisa aplicada, o procedimento técnico é de pesquisa documental, sendo utilizado como instrumento a planilha eletrônica de dados. O registro de marcas pelo INPI teve um crescimento significativo a partir de 2008, sendo que 83% destes foram de residentes no Brasil. Dos 39 Institutos Federais, apenas 8 dos NITs possuem a sua marca registrada, e entre estes encontramos o NIT-IFS.