SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 9th International Symposium on Technological Innovation

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INTRAEMPREENDEDORISMO COMO INSTRUMENTO DE INOVAÇÃO EM IFES: UM ESTUDO DE CASO
Maria Aparecida Teles da Rocha, Marina Bezerra da Silva, Jairo de Carvalho Guimarães

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Resumo – As crescentes transformações têm demandado dos profissionais, tanto do meio empresarial quanto de instituições públicas, posturas proativas e decisões imediatas, tendo em vista que as dificuldades em tomar rápidas decisões são principalmente complexas em empresas públicas, visto que estas estão submetidas à leis e princípios. Em ambientes de estruturas estáticas submetidos ao controle orçamentário, empreender torna-se um desafio. Porém, há indivíduos que mesmo em espaços pouco convidativos à inovação conseguem inovar e criar, extraindo de situações adversas resultados inesperados. São chamados intraempreendedores, os quais não se conformam em fazer apenas o convencional e, diante de um problema, buscam soluções diferenciadas. Esta pesquisa abordou três gestores de Instituições Federais de Ensino Superior visando a desvelar se, em ambientes rigidamente burocratizados, a iniciativa empreendedora pode ser implementada. A pesquisa é qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, utilizando-se da Análise de Conteúdo para interpretar as falas dos entrevistados no contexto do Estudo de Caso. Comprovou-se que os gestores desenvolvem ações empreendedoras no ambiente educacional, mesmo considerando a rigidez para manejo que naturalmente são evidenciadas em organizações privadas.


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