Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo—Em contextos cada vez mais dinâmicos e turbulentos, as empresas estão tentando desenvolver soluções de sustentabilidade inovadoras, principalmente no que diz respeito à inovação de produto. Com vistas a isso, este ensaio teórico tem por objetivo identificar possibilidades acerca da inovação de produto no agronegócio. Nesse sentido, temas emergem como, a crescente demanda por alimentos no mundo, a segurança alimentar sobre tudo a disponibilidade de alimento, a inserção de novos alimentos, mudanças de hábitos de consumo e nichos de mercado, e fomentam o desenvolvimento de novos produtos. Com base na literatura clássica, as possibilidades apresentadas correspondem à influência direta positiva entre segurança alimentar e inovação de produto e entre mudança de hábitos e inovação de produto. Também se observou a possibilidade de a Pesquisa e Desenvolvimento - P & D influenciar positivamente na inovação de produtos. Sob uma abordagem específica, propõe-se também que a inovação de produto no agronegócio surgirá como resposta à demanda crescente de alimentos.