Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo- A inovação no ramo de serviços pode ser considerada como estratégia competitiva organizacional, pois esta possibilita o desenvolvimento dos negócios de uma empresa O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática na literatura sobre inovação em serviços. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com objetivo descritivo e pesquisa documental, a partir de estudos publicados na Scientific Electronic Library Online – SciELO, no Brasil, no período de 2006 a 2017. A partir das análises foram encontrados 16 estudos, os quais foram categorizados em: inovação em serviços na área pública; inovação em tecnologias e serviços de informação; inovação em serviços de saúde e hospitalar; desempenho, dinâmica e avaliação de inovação em serviços e; estudos de estado da arte, abordagens e proposição de modelos teóricos. Dessa forma, os resultados apontaram que ainda há uma busca no sentido de superar a discussão de conceituação de inovação em serviços atrelada a uma única abordagem. Ainda, há uma tendência de estudos de inovação em serviços e sua interligação com outras áreas e principalmente, sobre a necessidade de considerar o ambiente e o processo de aprendizagem. O maior enfoque encontrado refere-se à afirmação de autores, relacionado à necessidade de desenvolver mais estudos em inovação em serviços públicos. Como limitação deste estudo e sugestão para futuras pesquisas, sugere-se ampliar a pesquisa para demais revistas nacionais que não estão classificadas no Qualis-Capes, assim como, buscar outras bases de dados nacionais e internacionais.