SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 9th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE GINGERÓIS E CAROTENOIDES EM GELATINA DE MARACUJÁ COM MICROCÁPSULAS DE GENGIBRE (Gengiber officinale)
Fabiana Melo Soares, Josiane Rodrigues de Barros, Patrícia Nogueira Matos, Alan Rodrigo Santos Teles, Alessandra Almeida Castro Pagani

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


ResumoO desenvolvimento de novos alimentos funcionais enriquecidos com compostos bioativos são usados na redução de risco das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares. A associação de alimentos nutritivos e funcionais está ganhando cada vez mais destaque no mercado e atraindo os mais diversos consumidores. Diante do exposto o presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades físico químicas e determinar os teores de carotenoides e gingeróis presentes na gelatina de maracujá com microcápsulas de gengibre. O delineamento experimental consistiu na em análises físico-químicas (pH, acidez titulável, Sólidos solúveis e determinação de gingeróis e carotenóides) em gelatina de maracujá-amarelo com microcápsulas de gengibre. Nas análises físico-químicas os valores encontrados na polpa de maracujá-amarelo estão de acordo com a literatura, foi possível constatar a bioativação da gelatina com as microcápsulas de gengibre. Desta forma a gelatina de maracujá-amarelo com microcápsulas de gengibre torna-se um produto com capacidade de agregar valor nutricional com o aumento de compostos bioativos.


Texto completo: PDF