SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 9th International Symposium on Technological Innovation

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ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO MARKETING (SIM) EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DA CIDADE DE ARACAJU-SE COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO
Carlos Eduardo Maynard Santana, Ana Cecília Santos Tavares Santana, Letícia Menezes Santos Sá, Eliane Santos Costa, Marcelle Maria Gois Lima, Renan Tenório de Araújo Lima

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Resumo— Atualmente, o investimento em ações de marketing por parte das micro e pequenas empresas brasileiras tem sido baixo. Esse fato decorre da ideia equivocada de que essas ações requerem investimentos elevados e não possuem retorno que compense o montante investido. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva apresentar os resultados obtidos por uma pequena empresa do setor da construção civil, localizada na cidade de Aracaju/SE, ao implementar melhorias no setor de divulgação por meio da utilização do Sistema de Informação de Marketing (SIM). O banco de dados foi coletado durante as visitas técnicas que a companhia faz no momento da solicitação de orçamentos, com a finalidade de extrair dos possíveis contratantes a fonte de divulgação que os fez contatar a empresa. Com essas informações, foi possível elaborar gráficos, discutir os resultados obtidos e estabelecer critérios de comparação. Ao fim, constatou-se que o SIM é uma ferramenta de uso simples e retorno satisfatório. Através dele, comprovou-se que conhecer a origem das solicitações auxilia nos investimentos em estratégias mais lucrativas. Dessa forma, espera-se incentivar o investimento nesse tipo de ações por companhias desse e de outros setores, tendo em vista os resultados satisfatórios obtidos.


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