Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo— Atualmente, o investimento em ações de marketing por parte das micro e pequenas empresas brasileiras tem sido baixo. Esse fato decorre da ideia equivocada de que essas ações requerem investimentos elevados e não possuem retorno que compense o montante investido. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva apresentar os resultados obtidos por uma pequena empresa do setor da construção civil, localizada na cidade de Aracaju/SE, ao implementar melhorias no setor de divulgação por meio da utilização do Sistema de Informação de Marketing (SIM). O banco de dados foi coletado durante as visitas técnicas que a companhia faz no momento da solicitação de orçamentos, com a finalidade de extrair dos possíveis contratantes a fonte de divulgação que os fez contatar a empresa. Com essas informações, foi possível elaborar gráficos, discutir os resultados obtidos e estabelecer critérios de comparação. Ao fim, constatou-se que o SIM é uma ferramenta de uso simples e retorno satisfatório. Através dele, comprovou-se que conhecer a origem das solicitações auxilia nos investimentos em estratégias mais lucrativas. Dessa forma, espera-se incentivar o investimento nesse tipo de ações por companhias desse e de outros setores, tendo em vista os resultados satisfatórios obtidos.