Última alteração: 2017-11-07
Resumo
Resumo — A inovação é uma das bases para o desenvolvimento econômico e a universidade desempenha papel relevante para a produção dessa inovação. Nesse sentido, as instituições de ensino devem desenvolver nos seus egressos uma formação curricular inovadora de modo que o conhecimento adquirido nas Instituições de Ensino seja orientado para as demandas socais e de mercado. Partindo de tal premissa, este trabalho teve como objetivo analisar se as ações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Teresina Central, no âmbito dos cursos superiores de tecnologia ofertados, estão efetivamente contribuindo para a formação de recursos humanos com perfil voltado para a inovação. Para isso, analisaram-se os projetos pedagógicos dos cursos, realizou-se busca nos currículos Lattes dos professores que ministram as disciplinas específicas de cada curso acerca de seus projetos e produções científicas e aplicação de questionários. Com o levantamento de informações da pesquisa, foi possível constatar que os cursos estão estruturados com laboratórios para prática de atividades inventivas e os professores dedicam-se à pesquisa e publicação de artigos científicos, além de buscarem atualizações na sua área. Constatou-se que ocorre os docentes entrevistados estimulam a inovação no aluno por meio de suas disciplinas e desenvolvem pesquisas, produtos ou processos em parceria com os discentes, contribuindo para sua formação com um perfil inovador.