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TRANFORMAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Pedro Balduino de Sousa Neto, Fernando Silva dos Santos, João Clécio de Sousa Holanda, Luciana Félix Albuquerque, Edivaldo Rabelo de Menezes

Última alteração: 2021-10-17

Resumo


A transformação digital passou a ser difundida a partir do uso das tecnologias digitais para melhorar o desempenho dos negócios, assim como para um aumento no padrão de vida. Nesse contexto, o ensino superior passa a se adequar às exigências da atual sociedade, com o fito de promover um ensino de qualidade, e se adaptar às demandas emergentes, no que tange tanto aos estudantes quanto aos profissionais da educação. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo mapear a produção científica internacional sobre a Transformação Digital no Ensino Superior, a partir das leis bibliométricas. Para tanto, adotou-se o estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, utilizando-se dos dados indexados nas bases de dados Web of Science (WoS) e Scopus. Com essas instrumentais, empregou-se os termos “digital transformation” e “Higher education”, para coletar os dados dos artigos de acesso livre e publicados em periódicos, obtendo um universo de 124 publicações. Os resultados evidenciam a incipiência da temática, tendo em vista que a maioria das publicações é do último ano (2020); os periódicos que mais publicam estão voltados à sustentabilidade e à tecnologia; Abad-segura e Gonzalez foram os autores que mais publicaram sobre a temática; e os artigos mais citados estão na Scopus. Logo, conclui-se que a transformação digital se torna cada vez mais importante para atingir as metas de negócios, envolvendo muitas mudanças tecnológicas, cultural e principalmente na forma de como as organizações de ensino vêm se adequando a este cenário atual, através de ferramentas que são necessárias para melhorar a qualidade de ensino na educação.


Palavras-chave


Instituições de ensino; Inovação; Produção científica

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