SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VII ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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UMA ANÁLISE DAS AÇÕES PARA À PÓS-GRADUAÇÃO QUE IMPACTAM NA CULTURA DE PATENTEABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Livia Maria Queiroz Lima, Joelia Marques de Carvalho

Última alteração: 2021-10-17

Resumo


Uma das principais métricas utilizadas para medir o grau inovativo tecnológico de um país se refere, além de outros ativos de propriedade intelectual, ao número de depósito patentário. É neste contexto que este artigo propõe evidenciar a relevância das ações do CNPQ e da CAPES, enquanto instituições federais com competência de coordenar e fomentar os Programas de Pós-Graduação do Brasil, para a garantia, mesmo que em posição pouco satisfatória, do país no ranking de inovação mundial, através dos números totais de patentes protegidos por Institutos de Ensino Superior.


Palavras-chave


Pós-Graduação; Patente; Inovação

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