SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VII ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE FRAMEWORK CRIATIVO CRALVES PARA POTENCIALIZAÇÃO DE PROPOSTA DE VALOR DE MODELO DE NEGÓCIOS DE ECOINOVAÇÕES
Francemberg Ferreira Dutra, Cristiano Alves, Zulmara Virgínia de Carvalho, Efrain Pantaléon Matamoros, Wesley Castro Sabino

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


De acordo com a pesquisa realizada pelo SEBRAE (2019) sobre sustentabilidade, a principalbarreira respondida por 18,3% dos empresários é a falta de informações sobre a sustentabilidade,seguida pela dificuldade em encontrar parceiros para cooperação, que corresponde a 16,6% e emterceiro, com 11,2%, é o preço a pagar para adotar as ações de sustentabilidade. Assim, nestetrabalho, aplicou-se o framework criativo cralves para melhorar a proposta de valor da startup.Para isso, utilizou-se o próprio framework do designer Cristiano Alves, livros, materiais científicos,entre outros materiais. A pesquisa é de natureza aplicada e exploratória, onde são empregados, comomaterial de exploração, textos do Google Acadêmico em anos distintos e a aplicação do frameworkpara geração de ideias que contribuíram para a proposta de valor da metodologia ecoinovadoracom soluções para negócios. Com essa aplicação e o estudo realizado, foi possível concluir que oframework demonstrou ser uma metodologia eficiente para o processo de geração de ideias emequipe, melhoramento de processo, como também geração de valor para uma organização.

Palavras-chave


Ecoinovação; Criatividade; Empresas ecoinovadoras

Texto completo: PDF