SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, V ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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LIFE CYCLE SCI2BIZ - ESTRUTURANDO A GESTÃO DA CIÊNCIA À INOVAÇÃO
Zulmara Virgínia de Carvalho

Última alteração: 2019-06-09

Resumo


Na economia do conhecimento, com o avanço da Quarta Revolução Industrial, a base principal do desenvolvimento socioeconômico sustentável de regiões e países é a cultura da inovação. Dentro dessa abordagem, um dos principais desafios brasileiros é transformar a produção acadêmica em inovação. Alguns esforços de políticas públicas estão sendo direcionados para promover a cultura de inovação brasileira desde 2004. Apesar das iniciativas governamentais, a maturidade tecnológica do Brasil permaneceu estagnada. Em 2016, foi introduzido um novo quadro legal de inovação. No campo da educação, a lei prevê que as instituições públicas de ensino superior devem ter ações de capacitação em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual. Diante dessa demanda legal, os esforços de pesquisa deste trabalho visaram o desenvolvimento de estratégias para disseminar a cultura da inovação. Especificamente, em um dos pilares da competitividade: o ensino superior. Este trabalho parte da premissa de que o capital intelectual é um fator-chave do desenvolvimento socioeconômico sustentável das nações para apresentar a metodologia de ensino-aprendizagem projetada para a cultura da inovação. A abordagem do design thinking e a ferramenta de modelo de negócio, bem como as metodologias consolidadas de ensino-aprendizagem, foram estudadas para criar um processo voltado à estruturação da gestão da ciência à inovação - Life Cycle Sci2Biz. A partir de ciclos integrados de apropriação dos ativos de capital intelectual de uma organização, a metodologia se propõe mitigar a fragilidade brasileira da gestão integrada dos ativos intangíveis que geram riqueza socioeconômica. A aplicação do Life Cycle Sci2Biz na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apontou que a sala de aula pode ser configurada como um living lab o acadêmico para o desenho de estratégias de inovação. É importante ressaltar que, na percepção dos egressos da formação científica e tecnológica, há uma compreensão frágil de seus papéis na sociedade como vetor de desenvolvimento socioeconômico. É outro resultado do Life Cycle Sci2Biz: apropriação estudantil do papel do capital intelectual na dinâmica socioeconômica. Além disso, a metodologia pode ser escalável e replicável em outros segmentos das organizações que compõem a tripla hélice


Palavras-chave


Cultura da inovação; Capital intelectual; Ciência aos negócios tecnológicos; desenvolvimento socioeconômico sustentável; metodologia e estratégia

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