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EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EMPREENDEDORAS (MEI)s DO SUL DO PAÍS
Steffani Nikoli Dapper, Maritielle Kohlin da Rosa, Luis Felipe Dias Lopes, Sandra Leonara Obregon, Emidio Gressler Teixeira

Última alteração: 2019-06-11

Resumo


Este estudo teve como propósito analisar a atuação feminina nas práticas empreendedoras individuais, MEIs, da região sul do Brasil. A presente pesquisa caracteriza-se como de cunho descritivo, com abordagem quantitativa. Foram utilizados os dados disponíveis no portal do empreendedor, os quais foram filtrados tendo como referência a variável sexo. Verificou-se que, no Rio Grande do Sul, o maior número de microempreendedoras concentra-se no setor de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, bem como no Paraná e em Santa Catarina. A segunda atividade que as mulheres mais empreendem, na região sul do Brasil, é no ramo de cabeleireiras e, em terceiro lugar, no ramo de “outras atividades de tratamento de beleza”. Pode-se perceber, a partir do presente estudo, que grande parte dos empreendimentos liderados por mulheres estão concentrados em atividades de varejo e beleza, o que demonstra um maior interesse e proximidade por parte das mulheres nestes setores.


Palavras-chave


empreendedorismo; empreendedorismo feminino; MEI

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