SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, V ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

Tamanho da fonte: 
REGRISTRO DE MARCAS: UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO CLAUDINO
Bekembauer Procópio Rocha, Oliveira Silva Andressa Grazielle, Abreu de Sousa Sandy Raiany, Holanda Rodrigues Francisco Sandro

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Marca é o designativo que identifica produtos e serviços, além de ser muito importante na relação empresa/consumidor. No presente estudo, foi proposto avaliar a estrutura de proteção de sinais que o Grupo Claudino utiliza nas suas relações comerciais, bem como na divulgação e comercialização de seus produtos e serviços. E tendo os seguintes objetivos específicos: classificar as marcas do Grupo Claudino de acordo com o seu ramo de atividade; verificar a situação do registro de marca de cada empresa, evidenciando se a marca está em vigência, extinta ou aguardando exame de mérito; identificar como a marca pode ser diferencial na vantagem competitiva. Por meio de um estudo de caso, utilizando uma metodologia quantitativa e com caráter exploratório, verificou-se a situação em que se encontra cada marca pertencente ao grupo através do site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é o órgão responsável por oficializar os pedidos de registro. No total foram contabilizadas 305 (trezentos e cinco) marcas, dentre as quais fazem parte de 26 (vinte e seis) classes, de acordo com a Classificação de Nice. Vale ressaltar a disparidade que foi encontrada no uso do tipo de marca mista e nominativa em relação a figurativa e tridimensional.


Palavras-chave


marca; registro de marca; vantagem competitiva

Texto completo: PDF