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INOVAÇÃO COMO REFLEXO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
Sandro de Freitas Junqueira, Marta Elisete Ventura Motta, Maria Emília Camargo, Nanci da Silva Teixeira Junqueira

Última alteração: 2019-06-11

Resumo


A acreditação é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso, que tende a garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente aceitos. Este trabalho foi realizado no Hospital Geral de Caxias do Sul (HG), entidade de ensino sem fins lucrativos que atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde, localizado na Serra Gaúcha. Esta pesquisa  teve por objetivo verificar a percepção dos profissionais da área de saúde na implantação do processo de Acreditação Nível I – ONA, bem como identificar as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para a manutenção do processo de Acreditação, e a organização dos processos assistenciais e administrativos do hospital. A metodologia utilizada foi documental, qualitativa. Foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2010) para o tratamento e interpretação dos dados qualitativos. Os resultados mostraram que após o processo de acreditação, os profissionais da área da saúde perceberam melhoria da qualidade da assistência, e na perspectiva desses profissionais, o engajamento, responsabilidade, motivação, participação no planejamento, acesso a recursos materiais e a facilidade de se adaptar ao processo foram os fatores que contribuíram para a melhoria da qualidade, também foi relatado pelos gerentes e diretores a mudança na cultura da instituição. Espera-se que este estudo traga subsídios teóricos para que hospitais com a característica da instituição estudada utilizem estas informações na reorganização de seus processos assistenciais e administrativos com a finalidade de alcançar a certificação desejada.


Palavras-chave


acreditação hospitalar; qualidade da assistência; profissionais da saúde; percepção

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