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VITRINES TECNOLÓGICAS VIRTUAIS COMO ELEMENTO DE APOIO A TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO DE INOVAÇÕES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.
Andre Moraes Santos, Marina Collaço Lucas, Cláudio Reis Gonçalo

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


As universidades possuem um papel fundamental no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias essenciais para a inovação. Porém é de suma importância que estas possibilidades de inovações sejam levadas ao conhecimento da sociedade, governo, empresas e investidores. Neste sentido, a internet pode ser utilizada como uma vitrine tecnológica virtual, onde as universidades podem atuar na divulgação de projetos, invenções, patentes e outras formas de conhecimento com potencial inovador. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a adoção de vitrines tecnológicas virtuais pelas universidades brasileiras. Como foco descritivo, foi realizada uma análise da prevalência e características das vitrines tecnológicas entre as 100 principais universidades brasileiras. A pesquisa revelou que apenas 21 universidades contavam com sítios cujas características que promoviam o conceito de vitrine tecnológica. Destas, pode-se observar uma ótima qualidade de informação e descrição das principais tecnologias, patentes e outros ativos de conhecimento. Questões como a privacidade das informações, facilidade de acesso e interação online precisam ser melhoradas. Em uma situação onde as universidades e empresas precisam de maior fluxo e interação, o estímulo a criação e desenvolvimento de vitrines tecnológicas pode ser um importante elemento a ser considerado nas estratégias de difusão de ciência e tecnologia


Palavras-chave


transferência de tecnologia; vitrines tecnológicas virtuais; inovação

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