Última alteração: 2019-06-12
Resumo
O presente artigo apresenta a prospecção de produtos tecnológicos aplicados à área do turismo. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no turismo potencializa a experiência do turista nos destinos visitados e promove a oferta turística de forma competitiva e inovadora no mercado. Diante da emergência das discussões a esse respeito, o artigo objetiva identificar, através da metodologia da prospecção de depósitos e publicações nas bases de registro de Propriedade Intelectual nacional e internacional, os produtos direcionados à área do turismo. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo se utiliza do método indutivo, apresenta caráter exploratório e descritivo, abordagem qualitativa, e recorre aos procedimentos bibliográfico e documental para embasar o processamento e interpretação dos resultados. Dessa forma, o estudo versa sobre temáticas como competitividade e inovação, Destinos Turísticos Inteligentes e TICs. Apesar da relevância das TICS para a área do turismo, não foi encontrado um quantitativo de registros tecnológicos que justifique esta importância.