SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, V ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

Tamanho da fonte: 
O MARKETPLACE COMO ESTRATÉGIAS DE VENDAS NA CRIAÇÃO DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR DE SELARIA E MODA COUNTRY
Fabrício Molica de Mendonça, Erasmo José David, Paulo Henrique de Lima Siqueira, Mirella de Barros Diláscio, Daniela Martins Diniz

Última alteração: 2019-06-11

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar o marketplace como uma inovação comercial importante para o desenvolvimento de microempresa varejista do setor de selaria e moda country da cidade de Dores de Campos. A relevância desse trabalho traduz na apresentação de uma opção aos novos empreendedores que não dispõe de grande quantitativo de recursos para comercializar seus bens e serviços no mercado. Para ser possível atingir aos objetivos propostos foi realizado um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de objetivos exploratórios e natureza aplicada. Os recursos metodológicos utilizados foram pesquisa in loco realizada pelos próprios autores e revisão bibliográfica dos temas inerentes à pesquisa. Com os resultados apresentados, foi possível verificar que a adoção marketplace possibilitou o crescimento significativo das vendas da empresa, sendo essa a única estratégia utilizada nos dois primeiros anos de atuação. Além disso, através deste trabalho observaram-se fortes indícios de que o e-commerce é não somente uma opção viável, mas também essencial para a consolidação no mercado para os micro e pequenos negócios recém-criados.


Palavras-chave


vendas; inovação comercial; microempresas; marketplace; e-commerce

Texto completo: PDF