SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, V ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA MARCA NATURA COSMÉTICOS: UM ESTUDO DE CASO
Heliana Mary da Silva Quintino, Luiz Diego Vidal Santos, Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Marcos Diego Barbosa de M. Ferreira, Maraiza Santana dos Santos

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar o posicionamento estratégico da Marca Natura Cosméticos entre aquelas registradas no Instituo Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e World Intellectual Property Organization (WIPO), no período de 2000 a 2018, buscando descrever e identificar esse sinal distintivo segundo os critérios de apresentação e classificação. Verificou-se uma alta oscilação do número de registros de marcas junto ao INPI, ao longo da série histórica. O INPI realizou mais que 1.194 depósitos de marcas. Desse montante, a Natura teve a participação em 793. Do ponto de vista da apresentação, o sinal distintivo Natura tem registradas 613 formas nominativas, contra 48 figurativas e 180 formas mistas. Por Natureza, a marca confere um portfólio de 736 distintivos para produtos e 48 para serviços. O fluxo de registro marcário junto a WIPO demonstra uma tendência mais estável e ascendente ao longo dos 18 anos estudados. Os dados se mantêm homogêneos, sobretudo depois do ano de 2002. Em todo o período, 25.779.267 registros foram concedidos em todo mundo, a Natura teve uma participação em 4.702 registros. Avaliando toda a série de dados pela categoria apresentação, a marca brasileira se destaca na forma mista, com 4.292 concessões, o que representa 91,28% do total da participação relativa internacional da marca, sendo o ano de 2018 o que mais concedeu em todo o período (382 u.f). Por Natureza, a marca se destacou na classificação por produto, com 3.741 concessões, ou uma taxa relativa internacional de 79,56%.

Palavras-chave


propriedade intelectual; propriedade industrial; marca registrada; cosmética

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