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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA ECONOMIA CRIATIVA DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO
Ramon Santos Carvalho, Mário Jorge Campos dos Santos, Kátia Viana de Souza, Silvia Manoela Santos de Jesus, Antonio Martins de Oliveira Junior

Última alteração: 2019-06-11

Resumo


A economia criativa capta, internaliza, processa e externaliza, sob a forma de produtos e serviços, valores (ideias-força) que se encontram dispersos na sociedade. O incremento das tecnologias de informação e comunicação nas últimas décadas vem propiciando também um importante aumento do controle dos indivíduos sobre os processos criativos. Esse artigo tem como objetivo, apresentar um mapeamento bibliométrico da economia criativa do semiárido do nordeste brasileiro. A busca foi realizada junto ao banco de dados da Scopusonde foram encontradas mais de 39000 publicações, porém, apenas 83 foram utilizadas para análise. A pesquisa foi realizada de forma simples utilizando, na busca avançada, pelo título, resumo ou palavra-chave as expressões:“economia criativa”, “empreendedorismo social” e “semiárido”. Verificou-se que quando relacionada a combinação com o “semiárido” não houve nenhuma publicação. Porém, tais trabalhos, mais especificamente dos Estados Unidos e Reino Unido, despertaram a necessidade de realização de estudos de impacto social no Brasil, mais precisamente no semiárido.


Palavras-chave


economia criativa; empreendedorismo social; semiárido

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