SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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TECNOLOGIAS GERENCIAIS E ALTERNATIVAS AO MODELO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NACIONAL EM CONTEXTO ESCOLAR
Jhonatan Molinos Robalo, Douglas Flores de Oliveira, Eslen Delanogare, João Paulino Perini, Sabrina Alves Souza

Última alteração: 2017-07-27

Resumo


RESUMO: A formação básica dos gestores escolares não cobre áreas específicas para tal atuação, sendo necessária uma formação que contemple as demandas técnico-teóricas da educação e gestão escolar. A cultura normótica na educação escolar pública nacional une-se a uma rotina instituída que impossibilita mudanças e a apropriação de papeis e funções ativas dentro da comunidade e da história pessoal dos instituídos. O baixo aproveitamento estudantil é intrinsecamente relacionado a assuntos cada vez mais desinteressantes e distantes da realidade estudantil. Os fones, notebooks e smartphones apresentam a inserção do adolescente em um background histórico congruente ao seu cotidiano, favorecendo a aproximação afetiva. Percebe-se que a educação brasileira não ocupa péssimas posições em rankings internacionais devido a um possível baixo investimento, pois o investimento brasileiro em educação está entre os maiores do mundo, também não se deve deficiências de pessoal ou tecnologia, mas sim pela ausência de base teórica, competências gerenciais, relações cognitivo-afetivas dentro do ambiente escolar, falta de pressupostos teóricos e base de experiências práticas. Uma alternativa é a conscientização quanto à tecnologia e seu potencial de promover autonomia pessoal e desenvolvimento de autoconceitos positivos, como também seus aspectos como mediadora entre funções cognitivas, curiosidade intelecto-criativa e trabalho das subjetividades.


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