Última alteração: 2017-07-27
Resumo
Ao longo dos anos, houveram avanços tecnológicos e comerciais, porém, ainda persistem diversos desafios de ordem social e ambiental. A inovação social torna-se uma alternativa para suplantar parte destes desafios, visto que pode solucionar as necessidades por parte dos indivíduos de uma determinada sociedade. Deste modo, a inovação social é tratada por alguns autores como um processo de aprendizagem coletivo, já que é fruto da cooperação entre diferentes indivíduos. Assim o objetivo deste estudo foi analisar como ocorre a aprendizagem individual e organizacional no âmbito da inovação social. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, através de estudo de caso em uma empresa de transporte coletivo urbano da serra gaúcha. Os resultados apontam que existe uma relação entre a aprendizagem individual e organizacional e a abordagem da inovação social, gerando um ciclo ininterrupto de criação de novos conhecimentos e, por conseguinte, de inovação social. Ademais, foi possível perceber a existência de processos de aprendizagem transgeracional e de legitimação das empresas que atuam em projetos sociais.