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APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO SOCIAL: O PROJETO PESCAR EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DA SERRA GAUCHA
Priscila Bresolin Tisott, Verena Alice Borelli, Vanessa de Campos Machado, Eliane Davila Dos Santos, Eric Charles Henri Dorion, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2017-07-27

Resumo


Ao longo dos anos, houveram avanços tecnológicos e comerciais, porém, ainda persistem diversos desafios de ordem social e ambiental. A inovação social torna-se uma alternativa para suplantar parte destes desafios, visto que pode solucionar as necessidades por parte dos indivíduos de uma determinada sociedade. Deste modo, a inovação social é tratada por alguns autores como um processo de aprendizagem coletivo, já que é fruto da cooperação entre diferentes indivíduos. Assim o objetivo deste estudo foi analisar como ocorre a aprendizagem individual e organizacional no âmbito da inovação social. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, através de estudo de caso em uma empresa de transporte coletivo urbano da serra gaúcha. Os resultados apontam que existe uma relação entre a aprendizagem individual e organizacional e a abordagem da inovação social, gerando um ciclo ininterrupto de criação de novos conhecimentos e, por conseguinte, de inovação social. Ademais, foi possível perceber a existência de processos de aprendizagem transgeracional e de legitimação das empresas que atuam em projetos sociais.


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