SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

Tamanho da fonte: 
CARACTERÍSTICAS DA PROTEÇÃO MARCÁRIA DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE JUNTO AO INPI
maria jose castro, SIDNEY RODRIGUES TAPAJOS, JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS

Última alteração: 2017-07-27

Resumo


A marca de um produto ou serviço é considerada um dos elementos mais importantes da aceitação da empresa junto ao público, pois define as características da empresa e como os consumidores a visualizam no mercado. Para as empresas de serviços contábeis (escritórios de contabilidade) a marca identifica o profissional “contador” responsável pelos serviços contábeis. A presente pesquisa objetivou verificar junto ao INPI a situação dos registros de marcas relacionadas à área de contabilidade (empresas de contabilidade), observando ainda as características de apresentação da marca, entre outros. Os resultados demonstram que para o período analisado (2012 a 2016) foram encontrados 984 registros de marcas efetuados pelos profissionais de contabilidade, desses registros 77,13% tem como titular uma pessoa jurídica, e ainda, do total de registros analisados, 816, o correspondente a 82,93% dos pedidos figuram como do tipo Marca Mista e que o termo “contabilidade “ predomina no nome das Marcas registradas.  


Texto completo: PDF